quarta-feira, 27 de novembro de 2013

JÁ COMEÇOU O 4º CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO E O 9º CONGRESSO MISSIONÁRIO LATINO AMERICANO

CAM 4 - Comla 9
A cidade de Maracaibo na Venezuela acolhe, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 - Comla 9). O evento pretende reunir cerca de 4.000 participantes de todas as partes do continente americano e convidados de outros continentes. O Brasil participará com uma delegação de 150 pessoas representantes dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), organismos e forças missionárias.
Lema do CAM 4 - Comla 9: “América missionária, partilha tua fé”. 
Tema: “Discípulos missionários de Jesus Cristo da América, em um mundo secularizado e pluricultural”.
A missa inaugural será na Praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, no dia 26 de novembro, aberta ao público. A celebração será presidida pelo Delegado Pontifício do papa Francisco em uma atmosfera de profundo amor mariano ao calor de uma tarde de Maracaibo.
Os trabalhos durante o desenvolvimento do Congresso terão início no dia 27 de novembro, no Palácio de Eventos de Maracaibo, onde acontecerão as conferências centrais do Congresso. Essas grandes reflexões serão feitas no horário da tarde. Os debates seguem, nos mais de 20 fóruns temáticos orientados por especialistas nas diferentes áreas. A partir das conclusões desses fóruns deve resultar um conjunto de reflexões para redirecionar planos e opções pastorais em sintonia com a caminhada missionária do Continente. A partir disso, os participantes terão a tarefa de ver a realidade, viver uma experiência de partilha e propor caminhos de renovação da Igreja. A expectativa é de que o CAM 4 – Comla 9 ajude no caminho da conversão pastoral e renovação missionária, apelo lançado na Conferência de Aparecida e recordado pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (Rio 2013).
O presidente do CAM 4 - Comla 9 é dom Ubaldo Santana, arcebispo de Maracaibo.
O secretário Geral é o padre Andrea Bignotti, IMC, diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Venezuela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário