quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PEQUENA FAMÍLIA FRANCISCANA

INFORMAÇÕES DO INSTITUTO SECULAR
       
      Um jeito diferente de viver o Evangelho!

1.      Nome do Instituto: Pequena Família Franciscana

O que é um Instituto Secular?
 O Instituto Secular é uma realidade nova na Igreja, onde os membros fazem sua consagração a Deus, vivendo nas condições ordinárias do mundo, nas diversas profissões, sozinhos, na própria família, ou num grupo de vida fraterna, de acordo com suas Constituições e, ‘tendem à perfeição da caridade e procuram cooperar para a santificação do mundo, a partir de dentro’(CDC 710 e 714).
“Aos poucos os Institutos Seculares vão se implantando e, assumindo características novas, nas mais diversas regiões e continentes, e, por consequência no interior das Igrejas Particulares, no mundo inteiro. Lembrando-nos o que disse o Papa João Paulo II: “os Institutos Seculares são manifestação daquela “primavera do Espírito” que Deus suscita na Igreja no nosso tempo, que permitem a muitos leigos e leigas viverem uma particular consagração, no mundo, testemunhando com vigor e alegria a força do Evangelho!”


INSTITUTO SECULAR PEQUENA FAMÍLIA FRANCISCANA
A Pequena Família Franciscana é um instituto que, no seio da Igreja une mulheres chamadas pelo Espírito Santo para viverem a Consagração a Deus no mundo.  Não têm vida comum, nem obras próprias.

O PRÓPRIO NOME EXPRIME AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

v Pequena, filhas minhas, porque a humildade vos deve manter pequenas para serem dignas do Reino dos céus;
v Família, porque deveis fazer reinar entre vós a verdadeira, autêntica caridade fraterna;
v Franciscana, porque a humildade e caridade fraternas unidas à pobreza formam o caráter específico de nosso Seráfico Pai São Francisco’(VB.265).


2.      Data e País de Fundação: Teve inicio em 26 de dezembro de 1929 em Brescia, na Itália com a consagração a Deus das primeiras irmãs, para viverem o santo evangelho no espírito de São Francisco de Assis, dando assim, inicio a um novo ramo da Família Franciscana.


FUNDAMENTOS:

v Total consagração a Deus em plena e autêntica secularidade mediante a profissão dos Conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência no meio do mundo;
v Conformidade com Cristo segundo os princípios da espiritualidade franciscana da minoridade e do serviço;
v Pleno testemunho de vida evangélica no trabalho profissional e na cotidianidade para assim contribuir na realização do reino de Cristo;
v Espírito de família unida pela caridade fraterna sendo “uma por todas e todas por uma”;
v Intensa piedade eucarística e mariana;
v Oferta da oração e do sacrifício pela Igreja, pela santificação de seus membros, dos sacerdotes, de todas as pessoas consagradas e pela salvação do mundo.

 3.      FUNDADORES:

Os Fundadores Frei Ireneo Mazzotti, Ofm  e  Vincenza Stroppa professora.

Vincenza sonhava com uma vida consagrada a Deus no meio do mundo. Acolhida, amparada e acompanhada pelo Frei Ireneo, juntos inspiraram outras jovens para viverem a mesma Vocação de consagradas seculares, dando início à Pequena Família Franciscana em 26 de dezembro de 1929 com as seis primeiras irmãs: Vincenza Stroppa, Elisa Mombelli, Amelia Tagliavini, Giuseppina Mombelli, Ida Palloti. Nossos grandes exemplos e fontes de inspiração: São Francisco de Assis e Santa Clara, pais da grande Família Franciscana. Eles nos ensinam a viver como Seculares Consagradas Franciscanas no mundo.

1.      Situação canônica: Aprovação Pontifícia


2.      Atuais responsáveis no Brasil:
Aparecida de Guadalupe Cafaro – Presidente da Região Centro-Sul
                 Maria José Barreto – Presidente da Região Nordeste


3.      CARISMA: “Viver a Vida de União com Deus na cela da Alma no meio do Mundo” - Vida Contemplativa no Mundo.
“Viver como a nossa Mãe, a vida interior com as três Pessoas da Santíssima Trindade, na cela secreta da alma.”

COMO VIVER O CARISMA?
Vida de Amor - Porque Jesus nos ama com um amor verdadeiro, ... não hesitou em deixar o céu por nós e doar-se inteiramente em meio a grandes dores. Também nós, se quisermos amá-Lo verdadeiramente, não hesitemos em sacrificar-nos por Ele. Quando uma alma ama o divino Amor, não pára mais, nem diante do sofrimento nem diante de qualquer prova...

Vida de União - O que é a vida de união? ... Quando Deus se une à alma, esta se torna um só espírito com Ele, isto é, com sua própria vida. ...    

Oração Constante - para entrar no paraíso da cela interior e ficar com Deus. A santa comunhão e nossa vida eucarística ... «Um último pensamento a Jesus sacramentado antes de adormecer, como preparação para a santa comunhão». ... Nosso lugar é aos pés do tabernáculo, como nosso seráfico Pai, que passava noites inteiras aos pés do santo tabernáculo ...

O silêncio - A alma não pode conhecer a Deus e a si mesma se não viver no silêncio e se não se estabelecer no silêncio. ... Silêncio perpétuo, exterior e interior, de tudo o que não é caridade para si e para os outros. ... Este silêncio não quer dizer mudez.

A solidão - ... nosso claustro é o mundo e nossa cela é a cela interna da nossa alma ... sejamos pombas sempre prontas a erguer vôo para o ninho, a fim de recolher-se em divina união com nosso amado Senhor. Eis a amada cela, onde, quando o dever ou a caridade não a chame a outro lugar, no silêncio, na oração, no trabalho, na obediência, se passa a vida com Jesus. ...     

A mortificação - ... morrer a nós mesmas, é o trabalho mais delicado do amor, pois a alma que ama submete-se a tudo para assemelhar-se em tudo e ter em si unicamente os sentimentos e os desejos d’Aquele a quem ama. Mas, vamos a coisas práticas. ...

ESPIRITUALIDADE: Franciscana e Clariana vivendo da vida ao Evangelho e do Evangelho à Vida;
Os membros vivem no mundo, dentro das realidades do mundo, em todas as profissões e trabalham para seu próprio sustento.

 CONSAGRAÇÃO
Depois de um tempo de preparação, os membros da PFF fazem a sua Consagração a Deus, prometendo viver os Conselhos Evangélicos segundo as Constituições do Instituto. Esta Consagração é renovada anualmente em um Curso de Exercícios Espirituais.
O dia da Consagração e Renovação para os membros da PFF é tão importante quanto, para outras pessoas é o dia do casamento ou da Profissão Religiosa.
VIVENCIA DOS VOTOS
A Consagração mediante a profissão dos Conselhos evangélicos, dom da Santíssima Trindade tem suas raízes profundas na consagração batismal. É a expressão da resposta de amor ao chamado de Deus mediante os votos de castidade, pobreza e obediência.

 SERVOS DE DEUS  DA P.F.F.
**  ANTONIETTA LESINO –
**   FREI IRENEO MAZZOTTI –


  
DATAS IMPORTANTES

Direito Pontifício
01 de Janeiro de 1983
Falecimento de Antonietta Lesino
24 de Fevereiro de 1962
Falecimento de Vincenza Stroppa
24 de Março de 1982
Falecimento de Frei Ireneo Mazzotti
28 de Maio de 1976
Nascimento de Vincenza Stroppa
07 de Setembro de 1893
Nascimento de Antonietta Lesino
11 de Outubro de 1897
Nascimento de Frei Ireneo Mazzotti
22 de Dezembro de 1887
Nascimento da Pequena Família Franciscana
26 de Dezembro de 1929


Fazem votos de Castidade, Pobreza e Obediência (Conselhos Evangélicos);

A pobreza - Será possível considerar-se filha espiritual de São Francisco de Assis e não amar de forma toda especial a pobreza, que o seráfico amou a ponto de considerá-la sua esposa? ... Em Deus possuiremos todo o bem.

A castidade - A castidade é o estado mais excelso, pois Deus é o objeto do amor e da sua fecundidade. Uma vida toda de Deus no amor e nas obras, ... A caridade perfeita deve encher-nos a alma, ... A virgindade não é estéril. ...  Jesus enamorou-se de nossa alma e tomou-nos para si. ... a nossa é uma virgindade querida e preferida ao matrimônio. 

A obediência - A santa obediência faz a alma caminhar com segurança para o monte excelso da santidade sem temer passos falsos nem perda de tempo. ... A raiz da obediência está entre a alma e Deus. A alma perfeitamente obediente a Deus, ... será perfeitamente obediente a quem o representa na terra. ... isto é, aos superiores, aos iguais e também aos inferiores. ...

Vítima de Amor - Viver como vítima de amor quer dizer entregar-se a Nosso Senhor com um amor que não quer reservas para si: entregar-se com amor total, ... em tudo o que ele quiser de nós. ... amorosa doação! ...

O apostolado - Seu principal apostolado é no Trabalho, em casa e por fim na Igreja Local.  ... «Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos». ... Toda a vida de uma alma que ama é apostolado, mesmo que nunca se mexa, mesmo que se cale sempre, mesmo que esteja escondida de todos, desconhecida. ...

Vivem com seus familiares ou sozinhas, nada impede que morem duas ou três numa mesma casa..

Participam de Retiros Mensais e Retiro anual de 7 dias nas férias. A formação é permanente

  
4.      Número de membros no Brasil: 160 membros


5.      PRESENÇA NO MUNDO:
EUROPA: Itália, Áustria, Croácia, Espanha, França, Bélgica, Eslovênia, Malta e Portugal, AMÉRICA LATINA: México, Chile, Guatemala, Argentina, Brasil (Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Sergipe). CONTINENTE AFRICANO: Quênia e Uganda.

A PFF NO BRASIL:


 Através do franciscano Frei Jorge Rotthaus a PFF chegou em terras brasileiras, na cidade de João Pessoa, na Paraíba em 08 de dezembro de 1953. As primeiras irmãs se consagraram dando inicio à Pequena Família Franciscana no Brasil. Dentre as primeiras irmãs brasileiras está a irmã muito querida Luiza Telles (completará 96 anos em 13/05) que vive em João Pessoa e ainda testemunha com entusiasmo a graça de pertencer a PFF.                           
De João Pessoa a semente cresceu, floriu e frutificou espalhando-se pelo Nordeste brasileiro e depois pelo Sul e Sudeste.                                                                                                                 
                                                                                              
No Brasil surgiu um ramo masculino da Pequena Família dos Irmãos Franciscanos que se inspiram em nossos Fundadores.


  

             A PFF e a OFM
Desde a sua fundação o Instituto Secular Pequena Família Franciscana está intimamente   ligado   à   Ordem   dos  Frades
Menores que sempre estiveram presentes na vida do Instituto como Assistentes Espirituais, Pregadores e amigos.
Hoje contamos igualmente com os Freis Capuchinhos.



ENCONTROS:

Os encontros são importantes na vida da Pequena Família Franciscana. Acontecem mensalmente e um Curso de Exercícios Espirituais anualmente, os quais têm como objetivos:

v Oração, meditação, Celebração Eucarística;
v Convivência fraterna;
v Aprofundamento da espiritualidade franciscana e do Carisma do Instituto;
v Formação Inicial e Permanente;
v Estudos de temas específicos do Instituto e/ou temas do Magistério da Igreja e temas da Igreja no Brasil;
v Troca de experiências;
v Avaliação e Planejamento da Vida do Instituto.


Endereço, telefone, e-mail de referência:

SEDE DO INSTITUTO - Piccola Famiglia Francescana
Cenacolo Francescano “Maria Assunta”
Via Valle, 48 - 25050 – OME (Bs) - Tel: 030 652024

Aparecida de Guadalupe Cafaro  
Presidente Regional Centro-Sul
R. São Bernardo, 326 – Tatuapé   
03.304-000 – São Paulo – SP.    
(11) 2941-6798
Maria José Barreto
Presidente Regional Nordeste
R. Frederico Ledo, 288 – Boa Esperança
65700-000 – Bacabal - MA
Maria Aparecida Crepaldi
(Conseheira Central)                          macrepal@gmail.com
Dolores Margarida Ferreira (Conselheira Central)
dmferreirapff@gmaill.com
CASA SANTA CLARA
R. Jerônimo Vilela, 515 – Campo Grande
52.040-180 – Recife – PE
Fone: (81) 3241-0306
CASA DE ORAÇÃO PORCIÚNCULA
R. José Francisco de Matos ou
R. Romualdo G. da Costa, 1115 - Areias
36.600-000 – Ribeirão das Neves – MG
Tel: (31) 3638-0756









Nenhum comentário:

Postar um comentário